Como fazer seu gato feliz

Como fazer seu gato feliz

Muita gente pensa que os gatos, devido à natureza mais independente deles comparativamente aos cachorros, não precisam de muita coisa para serem felizes. Porém, todo o mundo que tem um ou mais felinos sabe o quanto eles precisam de nós, embora nem sempre assim o pareça.

Basta dar água, comida e casa para ele? Não! Os gatos precisam de muito mais para serem felizes nas nossas casas.

Se você ama incondicionalmente o seu felino e ele já faz parte da família, com certeza que você já se questionou sobre como fazer um gato feliz! Veja abaixo algumas dicas:

 

1 – Alimentação correta

Tal como nós e todos os outros animais, os gatos precisam estar bem nutridos para se sentirem bem. Uma alimentação adequada às necessidades nutricionais do gato é essencial para prevenir uma série de doenças comuns nos felinos.

Se optar por uma ração comercial, escolha as de melhor qualidade. Existem diversos estudos científicos que comprovam que uma boa alimentação melhora o estado geral do gato, qualidade do pelo, etc. Por vezes, podem parecer demasiado caras algumas opções comparando com outras de qualidade inferior no mercado.

 

2 – A Higiene

Você com certeza já reparou na quantidade de horas que o seu gato passa se lambendo. A limpeza é essencial para o bem-estar do gato. Os felinos não suportam sujeira no pelo deles nem uma pelagem desorganizada.

O mesmo se aplica à caixinha de areia deles. Tem de estar sempre limpa!

 

3 – Novos apetrechos

O enriquecimento ambiental é muito importante para garantir o bem-esta psicológico do seu gato. Ou seja, se o seu gato vive num apartamento, ele precisa de ter brinquedos que o estimulem física e psicologicamente.

Os gatos, caçadores por natureza, precisam de poder expressar esse comportamento natural deles, através de brinquedos que simulem a caça. Você não precisa de gastar rios de dinheiro para fazer o seu gato feliz e para o manter entretido! Você pode fazer brinquedos com papelão, pode reciclar materiais.

 

4 – Não poupe carinho

Por fim, não poupe nos carinhos! Mime muito o seu gato sempre que ele tiver atitudes positivas. Não o ignore quando ele o procura. Por vezes, estamos muito ocupados com os nossos problemas e envolvidos nas nossas tarefas do dia-a-dia e, sem querer, menosprezamos as tentativas de interação dos nossos pets. A maioria dos gatos, ao contrário dos cachorros, não estão nos procurando o tempo todo. Temos de aproveitar sempre que eles querem a nossa companhia e carinho.

Fonte(s): Perito animal