A briga entre gatos

A briga entre gatos

Os gatos são animais muito territoriais e não é incomum acontecerem brigas entre eles. Se já vive com um gato em casa e está pensando em trazer-lhe um companheiro, deve ter em conta que é provável que alguma vez briguem. No geral, são brigas sem importância mas é importante que saiba como reagir para evitar feridas e que os problemas vão além disso.

Os gatos que entram e saem livremente de casa são mais suscetíveis a se depararem com algum felino estranho e podem ocorrer brigas. Ao acontecerem fora de casa são mais difíceis de evitar.

 

Por que os gatos brigam?

Veja abaixo alguns motivos:

Luta pelo território: Especialmente quando um novo felino chega a casa, é possível que os gatos que já vivem em casa mostrem alguma rejeição. Começam a bufar, ocorrem emboscadas e pode ser que o seu gato não deixe o novo pet acessar à comida ou água. Dependendo do caráter dos gatos, se forem machos ou se não estiverem esterilizados podem chegar a ocorrer feridas se a inimizade continuar. Esta situação pode provocar estresse no novo felino e atrasar a sua adaptação à casa.

Para evitar estas brigas iniciais deve separar os comedouros, de maneira a que o novo felino tenha o seu próprio espaço. Assim, também evitará que o gato original se sinta invadido por o outro gato utilizar o seu comedouro.

Luta por fêmeas: Quando convivem vários gatos em casa, entre eles machos e fêmeas sem esterilizar, podem ocorrer muitas brigas. Especialmente durante a época do cio, os machos tentarão acasalar com a fêmea.

A esterilização evita estas situações, torna mais fácil a convivência entre eles e evita gestações não desejadas. Tenha em conta que é muito difícil manter uma fêmea sem estar esterilizada longe dos machos, caso vivam na mesma casa. Informe-se no nosso artigo sobre os benefícios de castrar um gato para conhecer mais sobre o tema.

Defesa: Quando um gato se sente ameaçado ou encurralado pode tornar-se muito agressivo. Pode assustar-se com uma pessoa estranha, um cachorro ou outro gato desconhecido. Sentem-se especialmente assustados se estiverem encurralados e não conseguirem escapar dessa situação.

Fonte(s): Perito animal