A artrose canina é uma doença degenerativa das articulações, sendo a causa de dor crônica mais comum nos cães. Ela é produzida, em maior medida, em cães mais velhos, mas a obesidade faz com que os cães mais jovens também possam desenvolver esta doença.
A doença se desenvolve por conta de um desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos, gerando perda de elasticidade que, por sua vez, gera dor e impedimento da mobilidade normal do cão. Esta doença deve ser tratada de maneira imediata e um diagnóstico precoce é determinante na qualidade de vida do cão.
Diagnóstico de artrose canina
O diagnóstico da artrose pode ser difícil na sua etapa inicial, principalmente porque os cães tendem a deslocar o peso de um uma articulação doente para uma saudável, evitando fazer pressão sobre a primeira. Por isso, é muito complicado perceber que o cão está sentindo dor, inclusive para um veterinário.
Em muitos casos, os cães desenvolvem uma coxeadura ou qualquer alteração no apoio (como por exemplo, manter uma pata levantada, se forem machos começam a urinar sentados, etc.) será feita de forma intermitente, ele poderá jogar e correr normalmente, por isso não será causa de alarme em um primeiro momento.
Entretanto, na medida em que a doença avança e deteriora a articulação, a coxeadura irá se tornar contínua e, dependendo do grau de degeneração arterial, o cão irá evitar o movimento e irá mostrar sintomas de dor frente a um simples toque na articulação afetada.
Outros sintomas que nos ajudam a detectar a artrose podem ser:
Se mexem de forma lenta, se mostram resistentes para sair para passear, custam a acompanhar nosso ritmo, têm dificuldades para se levantar ou se sentar, fazem isso muito lentamente, se posicionam de forma pouco usual, Inapetência, Irritabilidade, agressividade, nervosismo, estresse ou insônia, o cão não quer ser tocado nas áreas que estão sendo afetadas pela doença.
Prevenção da artrose canina
A artrose pode ser prevenida através de cuidados fáceis durante a vida do animal, alguns desses cuidados são:
– Alimentação
– Exercício
– Visitas ao veterinário
Tratamento da artrose canina
Em casos muito graves, recorre-se à intervenção cirúrgica com o objetivo de eliminar os osteófitos (proliferação óssea anormal) que obstruem as articulações.
Fonte(s): Meus animais