Os carrapatos, esses parasitas que podem se prender tanto em animais como em humanos para se alimentar de sangue, atacam em qualquer época do ano, mas costumam se proliferar em épocas em que as temperaturas começam a se elevar. Por isso, nunca é demais seguir algumas recomendações para evitá-los e impedir que ataquem nossos animais de estimação.
Embora os carrapatos costumem se transportar de um animal afetado para outro, eles também estão presentes na vegetação. Por isso, durante os passeios pelo parque ou pelo campo, ou brincando no jardim, seu animal de estimação corre o risco de que algum destes parasitas se prenda a seu corpo.
Então, e na medida de suas possibilidades, é importante que você mantenha o seu cão ou o seu gato longe de lugares com:
- Muita madeira acumulada
- Grama alta
- Grande quantidade de folhas no chão
Para evitar que seus animais de estimação sejam presas fáceis destes parasitas, é importante:
- Que se faça uma revisão constante do animal.
- A limpeza dos lugares que ele frequenta ou que utiliza para descansar.
- O cuidado do jardim e da vegetação no entorno do seu lar.
- A aplicação de algum produto antiparasitário que o veterinário recomende.
O que fazer se você descobrir que seu animal de estimação tem carrapatos?
No caso de você descobrir que seu animal de estimação tem carrapatos, será necessário que você os remova. Você terá que proceder com muito cuidado e seguir as indicações específicas de um profissional.
Eles devem ser extraídos com uma pinça, para que se soltem completamente da pele do peludo. Mas se você achar que não pode fazer isso sozinho, leve o seu amigo de quatro patas ao veterinário.
Fonte(s): Meus animais