Se antigamente o lugar dos cães era no quintal, hoje eles já dominam a casa. Alguns, até dividem a cama com seus donos.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), 55% dos cachorros de estimação dormem dentro de casa no Brasil e 23% dormem com os seus donos. A pesquisa revelou ainda que 12% dos pets têm um dormitório só para eles, 11% dormem na sala e 9% ficam na lavanderia ou no banheiro durante a noite.
Antes de deixar o bichinho dormir na cama, alguns cuidados são importantes. “Do ponto de vista da saúde do animal e do dono, existem alguns problemas que podem decorrer do fato do animal dormir com o seu dono”, diz o veterinário José Manuel Mouriño. Dividir a cama o cachorro pode ocasionar problemas respiratórios, além de favorecer a transmissão de doenças como micose, pulgas e carrapatos. Essas doenças podem ser transmitidas do pet para o homem ou vice-versa.
Além disso, esse hábito pode fazer com que o pet fique acostumado com a situação e se recuse a dormir em outro local quando seu dono não deixar o bichinho dormir na cama. “O fato de deixar o cão dormir sobre a cama influencia o comportamento dele e o deixa mais confiante e com o sentimento de ser o dono do pedaço”, diz o Dr. José Manuel. “Além disso, quando o cachorro ficar velho, poderá ter diarreia ou incontinência urinária e o dono precisará lidar com essas situações”, completa o veterinário. Em alguns casos, o próprio dono pode achar estranho a ausência do animal durante a noite, o que cria uma dependência com o bichinho.
Fonte: Pet Cidade
De qualquer forma se você ainda quiser dormir com seu bichinho não veja isso como empecilho, faça uma visita na clinica Vet Life e garanta a saúde de vocês