A importância da saúde bucal

A importância da saúde bucal

Nem sempre nos atentamos, mas nossos cachorros possuem algumas características – e doenças – semelhantes às nossas. Também se parecem conosco nos tratamentos e prevenções dessas enfermidades. Sendo assim, atos como beber água e prestar atenção nos sinais do corpo podem ser grandes aliados. Quando se trata dos pets, um importante cúmplice da saúde é escovar os
dentes.

Cuidar da higiene bucal dos cães e gatos, desde o nascimento deles, é uma das principais medidas de prevenção para problemas mais graves no futuro. Em meio às diversas atitudes que precisamos e devemos tomar em relação aos nossos cachorros e gatinhos, escovar os dentes é quase a majoritária.

“Devemos lembrar que a escovação dos dentes é tão importante para os cães como é para nós. Alguns cães passam grande parte de suas vidas sem escovar os dentes, e isso pode acarretar em uma série de doenças, devido ao acúmulo das bactérias na boca” afirma a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec.

A má higienização pode progredir para a formação do cálculo dentário, com inflamação da gengiva e até mesmo para perda dos dentes do animal. “A escovação com produtos específicos para cães deve ser diária. Quando esse processo não ocorre, estimula a formação do biofilme, agregado de bactérias que se formam nos dentes e que se não for removido, pode progredir para a placa bacteriana, que quando mineralizada, se torna o cálculo dentário. Nesse processo, pode ocorrer inflamação da gengiva, destruição dos tecidos e progredir para perda dos dentes”, explica a veterinária.

O mau hálito, queixa comum entre os proprietários de pet, também pode ser evitado com cuidados bucais adequados, pois a halitose pode ser causada pelo acúmulo de bactérias na boca.

 

Fonte(s): Organics Brasil – Canal do pet